Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Programa Residência Pedagógica

PROGRAD PROMOVE I SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UFERSA

Ensino, Sem categoria 10 de julho de 2019. Visualizações: 590. Última modificação: 10/07/2019 05:41:09

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), em parceria com a Coordenação Institucional do Programa de Residência Pedagógica (RP) da UFERSA, promove o I Seminário do Programa de Residência Pedagógica da UFERSA no dia 18 de julho, quinta-feira, a partir das 8h00min, no Auditório Amâncio Ramalho, localizado no Lado Leste do Campus Sede da UFERSA, em Mossoró/RN.

O Programa de Residência Pedagógica é um programa ligado à formação de professores promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e consiste na imersão planejada e sistemática de estudantes de cursos de licenciatura em ambiente escolar da rede pública de ensino, com uma carga horária de 440horas (cf. Edital CAPES Nº. 06/2018), visando à vivência e experimentação de situações concretas do cotidiano escolar e da sala de aula, que depois servirão de objeto de reflexão sobre a articulação teoria-prática, bem como de investigação.

A proposta do Programa de Residência Pedagógica da UFERSA é que, durante e após a etapa de imersão, os educandos/residentes sejam estimulados a refletirem e avaliarem suas práticas e relações no âmbito da profissionalização docente escolar, para registros em relatórios e contribuir, dessa forma, para a reflexão, avaliação e socialização de suas experiências como residentes e futuros professores.

As atividades do Programa de Residência Pedagógica são assim distribuídas: 1) Preparação do futuro residente para participação no programa e formação do professor da escola-campo (preceptor); 2) Ambientação do residente na escola e preparação do Plano de Atividades da Residência (60 horas); 3) Desenvolvimento da residência pedagógica (320 horas de imersão nas atividades na/da escola-campo com, no mínimo, 100 horas/aulas de regência de classe, sob a orientação do preceptor de sua área de conhecimento); 4) Preparação do relatório final, avaliação e socialização das atividades (60 horas).

Tendo em vista o cumprimento das Etapas 1 e 2 do Programa e a realização da etapa 3, em andamento, é que promovemos este seminário. O objetivo desse I Seminário é socializar e avaliar as atividades de formação e ambientação nas escolas; refletir sobre a etapa atual, que consiste no desenvolvimento da residência pedagógica propriamente dita e a atual política de formação de professores a partir das ações/atividades desse programa, além de integrar os sujeitos envolvidos no processo: inicialmente 147, atualmente 113 alunos residentes que compõem os 04 subprojetos (e 05 núcleos), orientados por 05 docentes da UFERSA e acompanhados por 15 preceptores (professores da educação básica) distribuídos em 13 escolas públicas de municípios das regiões Oeste e Central do Rio Grande do Norte.

O evento tem como público-alvo os professores e discentes cadastrados no Programa de Residência Pedagógica. As inscrições vão até o dia 15/07/2019.

Faça a sua inscrição aqui

Confira a seguir a programação completa do evento:

  • 08h00 – Credenciamento
  • 08h30 – Acolhimento com Programação Cultural
  • 09h00- Mesa de abertura
  • 09h30 – Conferência: Política de Formação de Professores: avanços, limites e desafios no enfrentamento às desigualdades educacionais – o lugar do Programa de Residência Pedagógica (Palestrante: Prof. Ms. Nilson de Souza Cardoso (Universidade Estadual do Ceará – UECE, atual Presidente do FORPIBID-RP)).
  • 12h00 – Almoço
  • 13h30–18h00:  Relatos de Experiências Pedagógicas e Avaliação
  • 13h30 – 15h30: MesaLicenciatura em Computação e Informática; Licenciatura em Educação do Campo; Língua Inglesa e Matemática
  • 15h30 – 16h00 – Discussão
  • 16h30 – 18h00 – Avaliação Geral (com relatores de cada núcleo) e Encerramento