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Programa Residência Pedagógica

Objetivo geral

Contribuir com a formação inicial dos estudantes das licenciaturas desta instituição e a formação continuada dos professores das redes municipal e estadual de Educação Básica do RN, por meio de ações e estratégias que articulam teoria e prática, tecnologias e linguagens mediadas pela interdisciplinaridade que respaldará a formação docente no semiárido, compreendida a partir da realidade da sala de aula, da troca dos saberes experienciais docentes e construção de novos saberes entre os licenciandos e os professores em exercício, parceiros das escolas campo, lócus de desenvolvimento dos subprojetos, os quais numa ação conjunta e trabalho colaborativo contribuirão para o aprimoramento e a melhoria do processo de ensino-aprendizagem na rede de Educação Básica.

Objetivos específicos

I – Integrar os estudantes das licenciaturas da UFERSA no cotidiano das salas de aula da Educação Básica possibilitando-lhes junto aos professores parceiros e a escola campo a construção de reflexões e discussões, de metodologias e recursos didáticos que atendam às necessidades educacionais e tecnológicas da escola contemporânea;

II – Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, conduzindo o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática no exercício da docência e discutir aspectos teóricos fundamentais para o trabalho com a interdisciplinaridade como viés para as tecnologias e linguagens, respeitando os eixos apresentados pela Base Nacional Comum Curricular;

III – Promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de licenciatura às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com vistas a articulações entre as propostas curriculares pedagógicas dos cursos de licenciatura da UFERSA, através de ações, adequações e atividades pedagógicas interdisciplinares para efetivação e solidificação das mesmas nas escolas, sempre na perspectiva dos impactos que o Programa de Residência Pedagógica promove para a formação inicial e continuada do docente.

IV – Fortalecer e ampliar a relação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as escolas públicas de educação básica para a formação inicial de professores da educação básica e formação continuada para os professores em exercício, cumprindo, assim, uma das missões fundamentais da instituição, e, por outro lado, contribuindo para a promoção de melhorias significativas nos índices de aprendizagem dos alunos da região e evidenciando o papel das redes de ensino na formação de futuros professores.

VI – Construir propostas pedagógicas, projetos didáticos e/ou outros materiais que, no âmbito da Educação Básica, possam refletir a importância relevada das tecnologias digitais no desenvolvimento da aprendizagem, considerando as demandas da sociedade contemporânea, mas também as necessidades da região do semiárido e de cada área do conhecimento.

VII- Fomentar o desenvolvimento da população que abriga a região semiárida através de atividades realizadas no âmbito da educação básica, melhorando os índices que medem a qualidade da educação no país. VIII – Trazer para a escola os saberes e experiências que são construídos nas mais diversas esferas sociais em que os alunos estão inseridos, sistematizando tais conhecimentos a fim de transformá-los em objetos de aprendizagem;

IX – Aperfeiçoar a formação dos licenciandos, por meio do desenvolvimento de atividades que conduzam a vivência e o exercício da prática docente, desde a ambientação, observação e diagnóstico sobre o ensino e a aprendizagem escolar, até a elaboração e aplicação de metodologias e tecnologias educacionais que favoreça uma melhoria do processo de ensino-aprendizagem;

X – Possibilitar aos futuros professores a compreensão da articulação teórica e prática, tendo como eixos do processo de formação docente as linguagens em suas diversas formas de manifestação, bem como a inclusão em seus vários aspectos, as tecnologias como ferramentas que auxiliam os professores no processo de ensino-aprendizagem, o qual deverá como eixo comum a interdisciplinaridade que permite a conexão entre as diversas áreas do conhecimento, bem a construção de práticas interdisciplinares socializadoras e inclusivas.

27 de novembro de 2018. Visualizações: 1774. Última modificação: 21/03/2023 10:41:10